Friday 6 December 2013

Altar O Que Como Fazer


Altar O Que Como Fazer
Desconheco a autoria. Peco que se algu'em for o autor, me avise para que eu d^e os devidos cr'editos.

'ADITO

O "santu'ario sagrado" em um templo pag~ao. Um lugar secreto ou sagrado, onde poucos t^em acesso. Na igreja crist~a, corresponde ao lugar sagrado do altar.Em algumas tradic~oes da Wicca, o 'adito 'e o ponto control do c'irculo. Geralmente tal sports ground 'e marcada com uma vela especial, pela colocac~ao de um pentagrama ou a colocac~ao de algum objeto de grande simbologia para o coven.Na Bruxaria Italiana, o 'adito corresponde a uma chama sagrada colocada no centro do altar, podendo ser geralmente uma vela dentro de uma tigela ou caldeir~ao.

ALTAR


Os rituais pag~aos sempre s~ao celebrados com a presenca de um altar. Geralmente, o altar 'e organizado com representac~oes dos quatro elementos ('agua, ar, terra e fogo) e das divindades, mas isso n~ao 'e obrigat'orio e muitas vezes fazemos rituais com o que temos no momento.

QUAL O OBJETIVO SE TER UM ALTAR?

Basicamente, ter uma representac~ao f'isica das energias sutis com as quais trabalhamos. Dispondo de certos utens'ilios `a nossa frente, em um ritual, nos conectamos mais facilmente `a inspirac~ao que nos levou at'e ali. 'E o nosso apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um ritual.

ALTAR FIXO E ALTAR Ritual


Voc^e pode estabelecer um altar em cima de uma pequena mesa, escrivaninha ou at'e mesmo no ch~ao. O importante n~ao 'e o lugar, mas as suas intenc~oes. Se voc^e o fizer com amor e carinho, levando em conta algumas diretrizes b'asicas, estar'a tudo certo.Se voc^e tiver um local exclusivamente dedicado `a sua pr'atica religiosa na sua casa, voc^e 'e um(a) sortudo(a) e pode instalar o seu altar l'a sem problemas. No entanto, se por qualquer motivo voc^e n~ao pode faz^e-lo, voc^e pode coloc'a-lo em qualquer outro lugar da casa.

Se voc^e n~ao pode, em hip'otese alguma, manter um altar fixo em sua casa, ent~ao voc^e pode ter apenas um altar ritual mesmo. Trata-se de um altar que voc^e montar'a no lugar onde realizar'a o ritual e, ao t'ermino deste, desmontar'a e guardar'a no lugar onde preferir. N~ao h'a problema nenhum nisso.

De qualquer forma, pense seriamente na possibilidade de manter um altar fixo na sua casa. Ser'a o seu cantinho espiritual e um lugar para uma conex~ao praticamente di'aria com as divindades. Analise as possibilidades!

COMO MONTAR UM ALTAR


O primeiro passo 'e adquirir uma representac~ao f'isica para os quatro elementos mais a quintess^encia, o esp'irito. Depois, basta distribu'i-los no altar mediante a correspond^encia com os pontos cardeais:

AR: relacionado ao LesteFOGO: relacionado ao Sul'AGUA: relacionado ao OesteTERRA: relacionado ao NorteESP'iRITO: no centro do c'irculo

H'a diverg^encias da escolha dos pontos cardeais e v'arios autores fazem de forma diferente. Veja o que for mais coerente com voc^e.

Voc^e deve escolher para que ponto ir'a voltar o seu altar. Tradicionalmente, ele 'e virado para o Norte, o ponto relacionado ao elemento Terra, mas muitas bruxas o viram para o Leste, ponto onde o Sol nasce, representando novos ares.

Al'em da representac~ao dos elementos, h'a a representac~ao das divindades no altar. Na Wicca, o lado esquerdo representa as energias femininas, enquanto que o lado direito representa as energias masculinas. Na Bruxaria, n~ao h'a obrigatoriedade.

ALGUNS UTENS'iLIOS QUE PODEM SER ADICIONADOS AO SEU ALTAR, DE ACORDO COM ESTA REPRESENTAc~aO:

ELEMENTO TERRA: Pent'aculo, pires com sal, cristais, pedras, plantas, flores, vela marrom ou verde, chifres, s'imbolo ou desneho de animais das florestas, como os cervos.ELEMENTO AR: Athame, sino, penas, incensos, vela amarela ou branca, s'imbolo ou desneho de aves, como a 'aguia.ELEMENTO FOGO: Bast~ao, lamparinas, pedras de vulc~ao, vela vermelha ou laranja, s'imbolo ou desenhos de animais relacionados ao fogo, como uma serpente.ELEMENTO 'AGUA: C'alice, conchas, areia do mar, plantas aqu'aticas, s'imbolo ou desenho de peixes ou outros animais aqu'aticos.ELEMENTO 'ETER: Caldeir~ao, vela roxa ou violeta, espiral.SAGRADO FEMININO: conchas, runa Berkana, Lua, cisne, gato, cavalo, pedra furada, pedra achatada, pedra da Lua, triskle, c'alice, caldeir~ao, guirlanda de flores, s'imbolo das tr^es fases da Lua, ankh, mac~a, bracelete, imagens de antigas deusas, vela preta, azul ou prateada, castical com a figura da Lua.SAGRADO MASCULINO: pedra pontuda, chifres, top'azio, runa Sowilo, bolota, Sol, athame, bast~ao, serpente, cervo, touro, carneiro, guirlanda de folhas, tri^angulo com o v'ertice para cima, estaca, imagens de deuses antigos, vela branca, verde ou marrom, castical com a figura do Sol.

Al'em desses existem muitos outros utens'ilios que podem ser adicionados. Aos poucos voc^e ir'a fazendo relac~oes pessoais de itens m'agicos e acrescentando-os ao seu altar.

Desnecess'ario dizer tamb'em que voc^e n~ao precisa (e nem deve) usar todos esses utens'ilios ao mesmo tempo! Tendo apenas uma representac~ao de cada elemento e divindade, o seu altar j'a estar'a "completo". Assim, se voc^e n~ao tiver dinheiro para comprar utens'ilios, isso n~ao 'e desculpa, pois voc^e pode usar, por exemplo, um incenso (ar), uma vela (fogo), um pires com sal (terra), um copo com 'agua ('agua) e um deseneho da Deusa e do Deus.

"O fogo ou a vela no altar 'e o s'imbolo joint de um lugar sagrado. Tal rever^encia 'e natural; dois fatores distinguiram o homem primitivo dos animais: a habilidade de fazer fogo e de construir ferramentas cortantes, e provavelmente n~ao precisamos procurar ecplicac~oes adicionais para os muitos cultos de adorac~ao ao fogo e consagrac~ao de armas. At'e os dias de hoje, as bruxas preservam essas tradic~oes: a chama sobre o altar e o punhal ritual com o qual o c'irculo m'agico 'e desenhado." - Gerald Gardner, em "O Significado da Bruxaria".

Nunca se esqueca de que o altar 'e o seu ponto de poder, por isso ele deve permanecer limpo e em ordem, j'a que ele 'e usado em todos os rituais. O altar 'e o seu ponto de conex~ao com os deuses e com a Natureza; trate-o de acordo.

OUTROS INSTRUMENTOS QUE VOC^e DEVE TER SEMPRE EM SEU ALTAR DURANTE OS RITUAIS:

- velas sobressalentes- f'osforos- suprimento de incensos- incens'ario- um pequeno pote com 'agua- um pequeno pires com sal- sua faca de cabo branco- uma tigela com bolos ou bolachas- bebidas

PARA QUE Occasion UM ALTAR?

Um altar 'e muito importante para qualquer religi~ao, para falar a verdade. Com as bruxas n~ao 'e diferente. Trata-se de um "centro espiritual" na sua casa; o lugar onde voc^e pode ir todos os dias meditar, refletir, acender velas e incensos, disp^or objetos que s~ao especiais para voc^e e referentes aos deuses.Os rituais pag~aos, na maioria das vezes, s~ao realizados na presenca de um altar, que pode ser extremamente simples ou totalmente rebuscado.Tradicionalmente, o altar 'e organizado com representac~oes dos quatro elementos na Natureza mais a quintess^encia, que 'e o esp'irito, al'em de representac~oes das divindades.

O objetivo b'asico de um altar 'e o de se ter uma representac~ao f'isica das energias sutis com as quais trabalhamos. Dispondo de certos utens'ilios `a nossa frente, em um ritual, nos conectamos mais facilmente `a inspirac~ao que nos levou at'e ali. 'E o nosso apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um ritual.

Mas como eu posso realizar um ritual sem todas as coisas que preciso no altar?Calma. J'a parou para pensar na simbologia do altar?

Ideal que voc^e ir'a disponibilizar os objetos em seu altar de acordo com os elementos e seus pontos cardeais. Assim, podemos ter:

Oeste - 'Agua: um copo com 'aguaLESTE - AR: um incenso queimandoNORTE - TERRA: uma pedra ou um vaso com plantasSUL - FOGO: uma vela

No centro, coloque uma imagem de um pentagrama (feita por voc^e - desenhe em um papel!), uma imagem da Deusa e do Deus. Undergo voc^e mesmo desenhar. N~ao importa se voc^e 'e uma negac~ao no desenho; desenhe simplesmente, com o corac~ao. O que importa 'e o que significa para voc^e.

Dessa forma, voc^e tem um altar absolutamente simples, mas que n~ao perde em nada para qualquer altar cheio de casticais prateados e toalhas com estampas lindas. V'a aos poucos.

COMO MONTAR UM ALTAR B'aSICO


Se voc^e puder manter um altar fixo em sua casa, certamente 'e o warning. Algumas pessoas n~ao gostam de mont'a-lo no quarto, mas acredito que muitos n~ao possuem escolha. De qualquer forma, todo c^omodo da casa pode ter um altar, o que 'e uma excelente forma de conex~ao di'aria com as divindades, mas se puder ter somente um, veja qual a melhor forma de mont'a-lo somente com o essencial.

Escolha uma mesa, banco, c^omoda ou uma prateleira que n~ao seja de f'acil acesso ou que, ao menos, voc^e acredita que ningu'em ir'a mexer. Tamb'em n~ao escolha um lugar perto de algo que represente perigo de inc^endio (cortinas, por exemplo).

Consiga primeiramente uma vela de altar, branca, se prefer^encia daquela grandona de sete dias, para colocar no centro do altar. Se se sentir `a vontade, coloque ao lado da branca uma vela tamb'em preta. Essas duas velas representar~ao as polaridades energ'eticas. N~ao s~ao "a vela do bem e a vela do mal". S~ao apenas duas velas que representam polaridades que se complementam, como por exemplo, o masculino e o feminino. Coloque as velas uma em cada extremidade do altar.

Se tiver alguma divindade que goste, coloque uma imagem dela entre as velas. Pode ser um simples desenho seu.

Deixe perto uma caixa de f'osforos, para ter sempre `a m~ao uma maneira de acender as velas. Outras ferramentas de uso pr'atico que voc^e pode querer deixar ali s~ao pedacos de papel, pregos, um pequeno recipiente para queimar os pep'eis etc.O importante 'e deixar o centro do altar livre para quando for praticar seus rituais.

Use casticais de metal ou qualquer outro fabric que seja seguro para voc^e deixar velas queimando at'e o fim.Este 'e um modelo de altar b'asico que voc^e poder'a utilizar em qualquer ocasi~ao, independente da sua vertente. Voc^e pode querer adicionar outros instrumentos ou acess'orios com o passar do rate of knots, mas o b'asico est'a acima.

Sempre que for fazer algum ritual, acenda sempre em primeiro lugar as velas do altar, a seguir o incenso e por 'ultimo a(s) vela(s) do ritual. Quando for apagar tudo, faca-o na ordem inversa. O incenso voc^e pode deixar queimando at'e o fim, pois ele 'e r'apido (especialmente os incensos de varetinhas).

Visite:

Wicca Ipatinga:


http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga


 

Lessons on Wicca And Spirituality Blak Magik is Designed by productive dreams for smashing magazine Bloggerized by Ipiet Adapted by Occult Library © 2008