Monday 27 May 2013

Entremundos 9 Parte 4


Entremundos 9 Parte 4

EntreMitos

por Samildanach Dulac

Crianca da Promessa


Este mito est'a presente em diversas culturas pag~as indo-europ'eias, sendo datada de 5.000 a.E.C. (antes da Era Crist~a) a primeira vers~ao, onde uma crianca aparece sendo alimentada por seres mascarados.

Na Wicca, ele marca o ritual do solst'icio de inverno - Yule - onde o Deus, que parte para a Summerland em Samhain, retorna ao ventre da Deusa e dela renasce, trazendo a esperanca da perpetuac~ao do Ciclo da Vida. Ele retorna quando a esperanca de vida nova est'a quase extinta, em meio `a escurid~ao da noite mais longa do ano, dentro de uma gruta ou caverna, que simboliza a sua proveni^encia do submundo. Ele 'e o pequeno ser, onde a esperanca de que a fertilidade da terra e o frio se findem, chegando um lilt de fertilidade e abund^ancia. Ser'a o consorte da Deusa, o condutor da danca espiral do ^extase e senhor da fecundidade, que tem seu 'apice em Beltane. Estas criancas sempre est~ao ligadas ao Sol, sendo inumer'avel o n'umero de Deuses das mais variadas mitologias que nascem neste per'iodo: Mitras, Apolo, Llew Llaw Gyffes, Amon-R'a, Krishna e at'e Jesus (o Cristianismo cuidou de fixar note de nascimento e mito semelhantes aos das antigas divindades, bem como s'imbolos, para se perpetuar na mem'oria dos antigos mais facilmente).
 

Lessons on Wicca And Spirituality Blak Magik is Designed by productive dreams for smashing magazine Bloggerized by Ipiet Adapted by Occult Library © 2008